Resumo:
No presente trabalho de pesquisa estudamos o uso das linguagens de programação Pascal, VisuAlg e Scratch para o Ensino Fundamental II, além de sugerirmos três propostas didáticas utilizando as linguagens de programação estudadas. Primeiramente nos perguntamos se a tecnologia está presente no cotidiano de todas as pessoas, inclusive dos alunos. Se sim, por que então não utilizá-la em sala de aula como recurso para construção de um alunado mais crítico e capaz de raciocinar sobre os acontecimentos do seu dia a dia? Neste trabalho também debatemos o uso da tecnologia na educação, além de expormos uma breve história da linguagem de programação e a linguagem de programação em sala de aula. Apresentamos, de maneira breve, o que dispõe a BNCC sobre o ensino das linguagens de programação. Ademais, debatemos de maneira mais abrangente as linguagens de programação Pascal, VisuAlg e Scratch, estudamos um pouco de suas histórias, seus comandos e uma maneira de como podem ser aplicadas em sala de aula. Concluímos que o ensino de programação no Ensino Fundamental e Médio é algo que está se tornando indispensável para o currículo do aluno, além de ser um ótimo recurso a ser usado pelo professor em sala de aula.
Descrição:
BARBOSA, Carlos da Silva. O uso das linguagens de programação pascal, visualg e scratch como recurso na Educação Matemática. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.