UEPB - Repositório Digital

Um estudo sobre a produção científica divulgada nos eventos e periódicos em contabilidade no Brasil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Medeiros, Caio Matheus de
dc.date.accessioned 2022-03-29T20:53:14Z
dc.date.available 2022-03-29T20:53:14Z
dc.date.issued 2022-03-16
dc.identifier.other CDD 657
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26159
dc.description MEDEIROS, Caio Matheus de. Um estudo sobre a produção científica divulgada nos eventos e periódicos em contabilidade no Brasil. 2022. 30 p. trabalho de conclusão de curso (ciências contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo analisa as características das produções científicas relacionadas ao ensino e pesquisa em contabilidade no Brasil, destacando os temas mais pertinentes e sua relevância para a evolução da ciência contábil. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, por meio do banco de dados disponíveis nos eventos em contabilidade (ANPCONT, Congresso USP de Contabilidade e Controladoria, Congresso USP de Iniciação Científica e ENAPAND), classificados como “A” sob avaliação da CAPES, bem como, os Periódicos com classificação “B1” a “B3”. Neste sentido, buscou identificar neste trabalho o estado da arte à luz da ciência contábil sobre pesquisa e ensino, no período de onze anos. O perfil da produção acadêmica em ensino desenvolveu-se nos temas de desempenho acadêmico, percepção dos alunos do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis, Exame de Suficiência, Ensino de Contabilidade, História da Contabilidade, Competências Acadêmicas, Teoria da Contabilidade, Profissão Contábil, Curso de Contabilidade, Estilos de Aprendizagem, Estrutura Curricular e PBL. Os temas abordados em pesquisa contábil foram: Contabilidade Gerencial, Governança Corporativa, Avaliação de Desempenho, Auditoria, Controladoria, Orçamento, Gestão de Custos, Contabilidade Gerencial, Periódico Científico e Custos. Os resultados evidenciaram que os eventos e periódicos que receberam mais publicações nos últimos 10 anos sobre a temática estudada foram: ANPCONT (29,71% em ensino e 31,53% em pesquisa) e a Revista Educação e Pesquisa em Contabilidade (22,68% em ensino e 14,78% em pesquisa). A maioria dos estudos publicadas utilizaram a abordagem quantitativa, tanto nas revistas (48,45% em ensino e 35,65% em pesquisa) quanto nos periódicos (46,42% em ensino e 29,06% em pesquisa). Os instrumentos de coleta de dados mais frequentes nos periódicos foram: Levantamentos/Surveys (32,30%) e Pesquisas Bibliométricas (23,91%), no ensino e pesquisa, respectivamente, enquanto nos congressos a coleta de dados foi balizada pelo Levantamento/Survey e pelos Questionários ambos com 32,63% no ensino, e nos periódicos a mais enfatizada foi a Bibliométrica/Sociométrica (28,08%). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Ma. Kaline Di Pace Nunes Coorientadora: Profª. Ma. Janayna Rodrigues De Morais Luz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Pesquisa em Contabilidade pt_BR
dc.subject Ensino em Contabilidade pt_BR
dc.subject Produção Científica pt_BR
dc.subject Evento em Contabilidade pt_BR
dc.title Um estudo sobre a produção científica divulgada nos eventos e periódicos em contabilidade no Brasil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta