dc.description.abstract |
O presente estudo analisa as características das produções científicas relacionadas ao ensino e pesquisa em contabilidade no Brasil, destacando os temas mais pertinentes e sua relevância para a evolução da ciência contábil. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, por meio do banco de dados disponíveis nos eventos em contabilidade (ANPCONT, Congresso USP de Contabilidade e Controladoria, Congresso USP de Iniciação Científica e ENAPAND), classificados como “A” sob avaliação da CAPES, bem como, os Periódicos com classificação “B1” a “B3”. Neste sentido, buscou identificar neste trabalho o estado da arte à luz da ciência contábil sobre pesquisa e ensino, no período de onze anos. O perfil da produção acadêmica em ensino desenvolveu-se nos temas de desempenho acadêmico, percepção dos alunos do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis, Exame de Suficiência, Ensino de Contabilidade, História da Contabilidade, Competências Acadêmicas, Teoria da Contabilidade, Profissão Contábil, Curso de Contabilidade, Estilos de Aprendizagem, Estrutura Curricular e PBL. Os temas abordados em pesquisa contábil foram: Contabilidade Gerencial, Governança Corporativa, Avaliação de Desempenho, Auditoria, Controladoria, Orçamento, Gestão de Custos, Contabilidade Gerencial, Periódico Científico e Custos. Os resultados evidenciaram que os eventos e periódicos que receberam mais publicações nos últimos 10 anos sobre a temática estudada foram: ANPCONT (29,71% em ensino e 31,53% em pesquisa) e a Revista Educação e Pesquisa em Contabilidade (22,68% em ensino e 14,78% em pesquisa). A maioria dos estudos publicadas utilizaram a abordagem quantitativa, tanto nas revistas (48,45% em ensino e 35,65% em pesquisa) quanto nos periódicos (46,42% em ensino e 29,06% em pesquisa). Os instrumentos de coleta de dados mais frequentes nos periódicos foram: Levantamentos/Surveys (32,30%) e Pesquisas Bibliométricas (23,91%), no ensino e pesquisa, respectivamente, enquanto nos congressos a coleta de dados foi balizada pelo Levantamento/Survey e pelos Questionários ambos com 32,63% no ensino, e nos periódicos a mais enfatizada foi a Bibliométrica/Sociométrica (28,08%). |
pt_BR |