Resumo:
O presente artigo é resultado da experiência de estágio supervisionado em Serviço
Social realizado no Centro de Atendimento Educacional Especializado à Pessoa
com Deficiência e Transtornos Globais do Desenvolvimento, mantido pela
Organização Papel Marchê, no município de Campina Grande/PB. O mesmo
objetivou avaliar a visão das famílias quanto aos serviços desenvolvidos no referido
Centro. A pesquisa foi exploratória e teve uma abordagem quali-quantitativa. A
amostra foi constituída por 10 mães de usuários que se encontravam frequentando o
Centro. Os instrumentos utilizados foram o questionário para coleta de dados
secundários e a aplicação de entrevista semi-estruturada junto aos responsáveis
pelos usuários. Os dados quantitativos foram submetidos a tratamento estatístico e
os qualitativos a análise de conteúdo. Constatamos que os serviços ofertados pelo
Centro vêm favorecendo o desenvolvimento na vida escolar dos usuários e social
das famílias, o que tem se tornado imprescindível para a vida dos mesmos.
Descrição:
LEMOS, M. F. C. de. Os serviços do Centro de Atendimento Educacional Especializado à
Pessoa com Deficiência e Transtornos Globais do Desenvolvimento para a
inclusão escolar de seus usuários: uma análise pela ótica das
famílias. 2012. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.