dc.contributor.author |
Silva, Ademara Rodrigues da |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-05T11:32:24Z |
|
dc.date.available |
2022-04-05T11:32:24Z |
|
dc.date.issued |
2022-03-17 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.3 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26219 |
|
dc.description |
SILVA, Ademara Rodrigues da. História Cultural da Ciência: Um caminho para as práticas culturais da panificação na sala de aula. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Saberes e práticas culturais têm sido resgatados na literatura como fonte para a contextualização do Ensino de ciências. Parte-se do pressuposto que as práticas científicas espelharam-se em grande parte nas práticas culturais, em cada tempo e espaço, adotando-se a definição de cultura como uma teia de significados. Neste sentido, este trabalho considera as práticas culturais na produção do pão para pensar como conteúdo de termodinâmica pode ser apresentado em sala de aula. Considerando o referencial teórico da história cultural da ciência, analisamos os conhecimentos trazidos por dois padeiros do município de Aroeiras/PB para discutir como os processos de combustão e convecção são empregados popularmente. As entrevistas realizadas trouxeram uma nova perspectiva de como abordar tais conceitos em sala de aula e, ao mesmo tempo, valorizar os conhecimentos culturais existentes na região. Destaca-se que apesar de não ter o conhecimento formal dos modelos da termodinâmica, os padeiros possuem domínio de sua profissão, o que mostra como competências e habilidades são construídas por um conjunto de saberes. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Profa. Dra. Ana Paula Bispo da Silva. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.subject |
História cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Termodinâmica |
pt_BR |
dc.subject |
Panificação |
pt_BR |
dc.title |
História Cultural da Ciência: Um caminho para as práticas culturais da panificação na sala de aula |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |