Resumo:
Este estudo analisou a percepção dos licenciando do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, acerca da formação inicial em tempos da pandemia da COVID-19. Foram analisados impactos causados particularmente no Estágio Supervisionado e, para isto foi aplicado um questionário, utilizando-se do formulário Google Forms. Neste estudo foi possível identificar dois perfis de formação no universo online e como eles podem estar atrelados à formação docente. O primeiro é observado quando os estagiários revelam que existe uma diferença entre os estágios online e presencial, perfazendo a totalidade dos respondentes. Foi verificado ainda, de acordo com um percentual de 87,4% dos respondentes, que os estágios estavam sendo desenvolvidos exclusivamente no formato online. Também foi identificado, segundo os respondentes, que existem dificuldades no desenvolvimento dos estágios online e entre as dificuldades apresentadas está relacionada ao professor formador com a interação tecnológica respondente. O segundo perfil visualizado é identificado - conforme um percentual de 38% dos respondentes - revelando que, com o desenvolvimento do estágio online, foi possível desenvolver novas habilidades com as ferramentas tecnológicas, assim como 37% respondeu que foi possível conhecer e aperfeiçoar técnicas pedagógicas. Estes dados revelam que mesmo com as dificuldades do estágio no formato online os estudantes conseguiram aprender.
Descrição:
BARBOSA, Jailma Marques. Formação de professores de ciências no contexto da pandemia da covid-19. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.