UEPB - Repositório Digital

Formação de professores de Ciências no contexto da pandemia da COVID-19

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Jailma Marques
dc.date.accessioned 2022-04-05T12:08:28Z
dc.date.available 2022-04-05T12:08:28Z
dc.date.issued 2022-03-23
dc.identifier.other CDD 370.113
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26221
dc.description BARBOSA, Jailma Marques. Formação de professores de ciências no contexto da pandemia da covid-19. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo analisou a percepção dos licenciando do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, acerca da formação inicial em tempos da pandemia da COVID-19. Foram analisados impactos causados particularmente no Estágio Supervisionado e, para isto foi aplicado um questionário, utilizando-se do formulário Google Forms. Neste estudo foi possível identificar dois perfis de formação no universo online e como eles podem estar atrelados à formação docente. O primeiro é observado quando os estagiários revelam que existe uma diferença entre os estágios online e presencial, perfazendo a totalidade dos respondentes. Foi verificado ainda, de acordo com um percentual de 87,4% dos respondentes, que os estágios estavam sendo desenvolvidos exclusivamente no formato online. Também foi identificado, segundo os respondentes, que existem dificuldades no desenvolvimento dos estágios online e entre as dificuldades apresentadas está relacionada ao professor formador com a interação tecnológica respondente. O segundo perfil visualizado é identificado - conforme um percentual de 38% dos respondentes - revelando que, com o desenvolvimento do estágio online, foi possível desenvolver novas habilidades com as ferramentas tecnológicas, assim como 37% respondeu que foi possível conhecer e aperfeiçoar técnicas pedagógicas. Estes dados revelam que mesmo com as dificuldades do estágio no formato online os estudantes conseguiram aprender. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: prof. Me.Osmundo Rocha Claudino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Estágio de ensino pt_BR
dc.subject Ciências Biológicas pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.title Formação de professores de Ciências no contexto da pandemia da COVID-19 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta