Resumo:
A inclusão do deficiente visual é um tema que vem sendo discutido durante muito tempo perante a sociedade, mas quando paramos para observar o deficiente visual na sociedade não enxergamos a pessoa cega incluída, no ensino de química por sua vez não é diferente. Com isso o presente trabalho faz uma análise bibliográfica com o objetivo de investigar práticas inclusivas e dificuldade no processo de inclusão dos deficientes visuais encontradas em dissertações de membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva - GEPEEPI, onde foi feita uma pesquisa de cinco dissertações sobre o tema inclusão de deficientes visuais no ensino de química. Os resultados retratam aspectos que precisam e podem ser melhorados tais como: práticas de ledores nas aulas de química e uso de materiais adaptados, onde as dissertações indicam possibilidades de resolver alguns problema
Como o uso de materiais adaptados para auxílio de ensino de química para o deficiente visual assim como práticas mais usuais como a de ledores. Também aponta a formação inicial e continuada como um meio de conseguir a inclusão do DV, mas concluímos que a prática isolada de apenas uma das citadas anteriormente não consegue por si só incluir o deficiente visual, mas o conjunto de todas elas pode sim incluir o aluno cego no ensino de química com êxito.
Descrição:
ARAUJO, Hugo Benicio. O ensino de Química na perspectiva inclusiva: Uma análise de dissertações de membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação especial na Perspectiva Inclusiva - GEPEEPI. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.