Resumo:
O advento do ensino remoto em decorrência da pandemia de Covid-19 evidenciou dificuldades educacionais no ensino e aprendizagem de língua portuguesa. O presente artigo traz como problemática o impacto do ensino remoto no aprendizado de língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental. A relevância da pesquisa decorre da escassez de publicações acerca da temática e a possibilidade de trabalhar os gêneros digitais nas aulas. O objetivo geral é elucidar a realidade do ensino de língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental com o advento do Ensino Remoto, tendo como objetivos específicos: elencar pesquisas recentes sobre desafios do Ensino Remoto em tempos de pandemia; questionar professores de Língua Portuguesa das escolas EMEF Maria Vaz Vieira e da ECIT EEFM Daniel Carneiro; Apontar desafios e possibilidades do Ensino remoto de língua portuguesa. Adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, como forma de desenvolver uma temática pouco explorada. Recorreu-se a autores tais quais Aguiar (2020), Bakhtin (2003), Grossi et al. (2020), Kersch e Dornelles (2021), Moran (2000), Soares (2009), Vellar e Cardoso (2021) e Wolf (2019). Constatou-se aparente estagnação do desenvolvimento de habilidades e competências de língua portuguesa através dos relatos dos professores. A expectativa é de hibridização da tecnologia na rotina das escolas com o retorno das aulas presenciais, bem como a expansão do trabalho com gêneros digitais e tecnologias da informação e comunicação.
Descrição:
CARNEIRO, Mateus Fernandes. O ensino remoto de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.