UEPB - Repositório Digital

O ensino remoto de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Carneiro, Mateus Fernandes
dc.date.accessioned 2022-04-06T14:03:17Z
dc.date.available 2022-04-06T14:03:17Z
dc.date.issued 2022-03-16
dc.identifier.other CDD 469.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26257
dc.description CARNEIRO, Mateus Fernandes. O ensino remoto de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O advento do ensino remoto em decorrência da pandemia de Covid-19 evidenciou dificuldades educacionais no ensino e aprendizagem de língua portuguesa. O presente artigo traz como problemática o impacto do ensino remoto no aprendizado de língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental. A relevância da pesquisa decorre da escassez de publicações acerca da temática e a possibilidade de trabalhar os gêneros digitais nas aulas. O objetivo geral é elucidar a realidade do ensino de língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental com o advento do Ensino Remoto, tendo como objetivos específicos: elencar pesquisas recentes sobre desafios do Ensino Remoto em tempos de pandemia; questionar professores de Língua Portuguesa das escolas EMEF Maria Vaz Vieira e da ECIT EEFM Daniel Carneiro; Apontar desafios e possibilidades do Ensino remoto de língua portuguesa. Adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, como forma de desenvolver uma temática pouco explorada. Recorreu-se a autores tais quais Aguiar (2020), Bakhtin (2003), Grossi et al. (2020), Kersch e Dornelles (2021), Moran (2000), Soares (2009), Vellar e Cardoso (2021) e Wolf (2019). Constatou-se aparente estagnação do desenvolvimento de habilidades e competências de língua portuguesa através dos relatos dos professores. A expectativa é de hibridização da tecnologia na rotina das escolas com o retorno das aulas presenciais, bem como a expansão do trabalho com gêneros digitais e tecnologias da informação e comunicação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Esp. Vanessa Narel Pereira de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Português pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title O ensino remoto de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta