Resumo:
Durante muito tempo, as aulas de literatura no âmbito do ensino médio estiveram
centralizadas na historicidade dos movimentos literários, isto é, em datas, em
biografias e demais elementos que contribuíram para uma visão tradicional desse
ensino. Tal prática, embora eficaz outrora, é na contemporaneidade questionada por
estudiosos da área, visto que a leitura literária pode ultrapassar a historicidade do autor
(a) que o (a) produziu, ganhando vida em outras gerações. De fato, não é possível
dizer que existe uma função arbitrária na leitura de um texto literário, posto que
literatura é arte e a arte tem diversas funções. Todavia, é possível inserir a literatura
em um viés social capaz de auxiliar na humanização dos indivíduos. Assim sendo, se
fazem necessárias reflexões teóricas acerca das novas posturas sobre o ensino de
Literatura no ensino médio, no tocante à relação literatura e Sociedade. Esse estudo é
resultado das reflexões teóricas vivenciadas na graduação, especificamente, na
disciplina de literatura do curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB). A pesquisa caracteriza-se por ser bibliográfica, de cunho qualitativo e que
tem como objetivo geral: Discutir sobre as reflexões teóricas e metodológicas acerca
da relação Literatura e Sociedade nas aulas de língua portuguesa do ensino médio. E
como objetivos específicos: discorrer sobre a ressignificação do Letramento literário
na escola; expor a autonomia promovida por um ensino de Literatura voltado para os
contextos sociais; apresentar a sequência básica de Cosson (2011) como metodologia
promissora na formação de leitores literários no Ensino Médio. Desse modo, ao
termino desse trabalho, foi possível identificar que a Literatura é um direito de todo
indivíduo que adentra a instituição escolar e cabe ao professor de língua portuguesa
promover aulas de Literatura que proporcionem formação de leitores críticos e de
cidadãos participativos.Como aporte teórico temos os seguintes autores: Candido (
1972, 2011 e 2006); Zilberman (2009); Kleiman ( 1996)); Soares ( 2006); Cosson
(2011 e 2014 ); Martins ( 2006) entre outros.
Descrição:
SANTOS, Maria Jakeline da Silva. Reflexões teóricas e metodológicas acerca da relação literatura e sociedade nas aulas de língua portuguesa do ensino médio. 2021 .28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2021.