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Um dos principais desafios para os professores de física é explicar aos alunos uma disciplina que envolve conceitos tão abstratos. Basicamente tentar buscar formas que possibilitem ao aluno interligar o que ele aprende na teoria com fenômenos físicos que ocorrem perto dele ou em algum lugar do Universo. Muitas são as tentativas dos docentes para deixar as aulas de física menos abstratas, ou seja, tentar fazer o aluno enxergar determinado fenômeno que esteja relacionado com o assunto estudado, onde uma dessas inciativas são as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), que envolve aplicações no ensino de física voltado para o universo tecnológico, como a utilização de jogos educativos, projetos de robótica, projetos com Arduino, simulações, animações gráficas, entre outras. Dentre as possibilidades que envolvem as simulações ou animações gráficas, estão o uso de GIF pelos docentes, estes materiais gráficos têm certo grau de importância para o docente de física, pois se colocam como uma opção simples e barata de fazer o aluno observar os fenômenos que são estudados em sala de aula, exercendo assim, um papel de facilitador do aprendizado. O presente trabalho traz consigo opções de aperfeiçoar o uso de GIF pelos professores de física, detalhando a sua importância no contexto de ensino e aprendizagem da disciplina em questão, enfatizando também sobre as possíveis formas de criação ou edição desses recursos, através de softwares gratuitos e por fim, levando em consideração esses argumentos, foi realizada uma análise bibliográfica com intuito de destacar diferentes formas da utilização desses recursos gráficos, destacando pesquisas que possuem metodologias bem sucedidas para a aplicação de animações no ensino de física. |
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