Resumo:
A educação Inclusiva é um tema constantemente debatido devido ao desafio que representa. Durante décadas, pessoas com necessidades especiais eram excluídas e indicadas como alvos inapropriados para a socialização com a sociedade. Apesar disso, marcos históricos foram estabelecidos em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, resultando na publicação de importantes documentos em prol do tema. Com base nesta perspectiva, a presente pesquisa objetivou identificar os caminhos e desafios percorridos na construção de uma educação inclusiva, no espaço escolar no ensino regular, e como está sendo lidar com a educação do público-alvo da Educação Especial no contexto em que estamos inseridos, o novo Covid-19. É, por tanto, um estudo de natureza qualitativa, aprimorado em uma pesquisa de campo, realizada em uma escola pública da rede de ensino municipal da cidade de Alagoinha – PB. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário obtido através do Google Forms a 4 professoras. Destacam-se para a realização desse estudo a leitura de obras de autores como: Mantoan (2003), Mendes (2010), Mazzotta (2011), utilizando alguns documentos: Estatuto da Pessoa Com Deficiência (2015), Plano Nacional de Educação de 2011 – 2010, Lei Brasileira de Inclusão (2015) com a Declaração de Salamanca (1994). Os resultados apontam para a constatação de que a educação inclusiva ainda é um desafio atualmente e, para atender as demandas com eficiência e qualidade, exige novas dimensões da escola no que se refere à aceitação e, acima de tudo, na valorização das diferenças.
Palavras-Chaves: Educação Inclusiva. Ensino Regular. Desafios. Pandemia da Covid-19.
Descrição:
NERI, L. S. L. Caminhos, desafios e perspectivas para a inclusão em tempos de pandemia. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.