UEPB - Repositório Digital

Caminhos, desafios e perspectivas para a inclusão escolar em tempos de pandemia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Neri, Luana de Souza Lima
dc.date.accessioned 2022-04-07T13:46:35Z
dc.date.available 2022-04-07T13:46:35Z
dc.date.issued 2022-03-18
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26284
dc.description NERI, L. S. L. Caminhos, desafios e perspectivas para a inclusão em tempos de pandemia. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A educação Inclusiva é um tema constantemente debatido devido ao desafio que representa. Durante décadas, pessoas com necessidades especiais eram excluídas e indicadas como alvos inapropriados para a socialização com a sociedade. Apesar disso, marcos históricos foram estabelecidos em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, resultando na publicação de importantes documentos em prol do tema. Com base nesta perspectiva, a presente pesquisa objetivou identificar os caminhos e desafios percorridos na construção de uma educação inclusiva, no espaço escolar no ensino regular, e como está sendo lidar com a educação do público-alvo da Educação Especial no contexto em que estamos inseridos, o novo Covid-19. É, por tanto, um estudo de natureza qualitativa, aprimorado em uma pesquisa de campo, realizada em uma escola pública da rede de ensino municipal da cidade de Alagoinha – PB. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário obtido através do Google Forms a 4 professoras. Destacam-se para a realização desse estudo a leitura de obras de autores como: Mantoan (2003), Mendes (2010), Mazzotta (2011), utilizando alguns documentos: Estatuto da Pessoa Com Deficiência (2015), Plano Nacional de Educação de 2011 – 2010, Lei Brasileira de Inclusão (2015) com a Declaração de Salamanca (1994). Os resultados apontam para a constatação de que a educação inclusiva ainda é um desafio atualmente e, para atender as demandas com eficiência e qualidade, exige novas dimensões da escola no que se refere à aceitação e, acima de tudo, na valorização das diferenças. Palavras-Chaves: Educação Inclusiva. Ensino Regular. Desafios. Pandemia da Covid-19. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Débora Regina Fernandes Benício pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Ensino regular pt_BR
dc.subject Desafios pt_BR
dc.subject Pandemia Covid-19 pt_BR
dc.title Caminhos, desafios e perspectivas para a inclusão escolar em tempos de pandemia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta