UEPB - Repositório Digital

Análise da percepção dos professores da rede estadual de ensino da cidade de Pombal-PB sobre educação especial e inclusiva

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Felipe Roann Matos
dc.date.accessioned 2022-04-07T14:32:24Z
dc.date.available 2022-04-07T14:32:24Z
dc.date.issued 2021-10-14
dc.identifier.other CDD 371
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26292
dc.description ALMEIDA, F. R. M. Análise da percepção dos professores da rede estadual de ensino da cidade de Pombal - PB sobre educação especial inclusiva. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A legislação educacional brasileira assegura as pessoas com deficiência o direito de terem sua formação em salas de aula da escola regular de ensino com vistas a promoção de uma educação especial e inclusiva. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo investigar a atuação e as percepções dos docentes sobre a educação especial e inclusiva na rede estadual de ensino na cidade de Pombal-PB. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa, de cunho descritivo e explicativo a partir da pesquisa bibliográfica com os estudos de Santos (2003), Mendes (2010), Conceição (2012), Sandes e Moreira (2018), e de um survey, conforme orientações de Fonseca (2002) e Gil (1999; 2002). Como instrumentos de pesquisa para coleta de dados definiu-se um questionário semiestruturado, desenvolvido na plataforma Google Forms. A amostra é composta por 10 (dez) professores em atuação na Rede Estadual de Ensino da cidade de Pombal-PB. Os dados revelaram que a educação inclusiva está presente no dia a dia dos professores e, consequentemente, no processo educativo dentro da sala de aula, porém com limitações que carecem de mais análises e melhorarias para alcançar um significativo processo educacional especial e inclusivo. Por fim, conclui-se que a formação continuada é um fator viável para contribuir com o desenvolvimento profissional e didático dos professores vislumbrando a melhoria e adaptações necessárias no processo de ensino e aprendizagem dos seus alunos com deficiências. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Sergio Morais Cavalcante Filho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Deficiência pt_BR
dc.title Análise da percepção dos professores da rede estadual de ensino da cidade de Pombal-PB sobre educação especial e inclusiva pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta