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O conhecimento tem se tornado fundamental para a vida profissional, que toma como base a vida acadêmica. As Instituições de Ensino Superior (IES) e professores vêm sempre tentando se adequar as necessidades do mercado, e nesse cenário, encontram-se inseridos os cursos de graduação em Ciências Contábeis. Nesse contexto, o desenvolvimento deste trabalho atua no sentido de responder a seguinte problemática: Qual o esboço que as IES na Paraíba, responsáveis pela preparação profissional dos futuros Contadores, estão traçando na disciplina de Contabilidade Tributária? Tendo como objetivo geral comparar as ementas da referida disciplina, dos cursos de Graduação em Ciências Contábeis das IES do Estado da Paraíba, visando delinear as principais tendências aplicadas na disciplina. Já a metodologia, partiu de uma análise descritiva, dedutiva, com pesquisa bibliográfica, baseada em livros, artigos, monografias, dissertações, entre outros. Os dados foram coletados através da solicitação das ementas da disciplina, referentes ao exercício de 2011, existentes nas IES do Estado da Paraíba, totalizando doze cursos. Foi verificado que no Estado mencionado, onze IES possuem a disciplina contabilidade tributária e apenas uma instituição não contempla a disciplina em sua estrutura curricular. Nas ementas analisadas pode-se observar como pontos convergentes, que a maioria das instituições aplica em sala de aula os aspectos tributários e contabilização dos tributos, elaboração de um planejamento tributário, legislação tributária. No entanto, como ponto divergente foi observado a presença do tema responsabilidade do Contador na UFCG de Sousa. |
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