Resumo:
Devido à globalização e influência do imperativo tecnológico sobre as empresas, o mercado
torna-se cada vez mais competitivo, pressionando as empresas à criarem estratégias para
crescer e sobreviver no ambiente de hipercompetitividade. Diante disto, o número de
empresas que adotam estratégias corporativas de fusões e aquisições tornam-se cada vez
maior em todos os países. O presente estudo tem como propósito analisar a aquisição ocorrida
entre duas empresas que atuam no setor calçadista, Alpargatas (dona da marca Havaianas) e
Dupé, sendo esta última uma marca da Companhia Brasileira de Sandálias (CBS) pertencente
ao grupo Tavares de Melo. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia do trabalho foi
realizada em três fases: fase exploratória, fase de coleta de dados e por último a análise e
interpretação dos dados. Quantos aos resultados alcançados observou-se: a negociação levou
cerca de três meses para se concretizar, mas proporcionou vantagens para ambas as partes por
se tratar de uma aquisição entre empresas do mesmo ramo onde cada uma conhecia o mercado
de atuação da outra. Um das principais causas que acarretou a aquisição entre as empresas foi
obter ganhos em escala, aumentando seu poder de atuação no mercado e a ampliando o
potencial tecnológico da empresa. No entanto, a Alpargatas só obteve sucesso na aquisição
porque conhecia as vantagens, as consequências da integração e a situação econômicofinanceira
da empresa adquirida.
Descrição:
TAVARES, T. da S. Fusões e aquisições: o caso das Alpargatas e Dupé. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.