Resumo:
A demência é uma desordem neurodegenerativa que interfere na função cognitiva e na
habilidade dos indivíduos executar as suas tarefas cotidianas. A doença de Alzheimer (DA) é
o tipo mais comum de demência, constituindo cerca de 90% da casos nesta população, a DA é
caracterizada por sua irreversibilidade e progressiva perda funcional, cognitiva e
comportamental. A etiologia é multifatorial e requer um tratamento multiprofissional. Diante
da ausência de tratamento farmacológico definitivo, a pratica de exercício físico tem se
mostrado como importante intervenção para esse público, podendo agir reduzindo a
progressão da doença no seu acometimento biopsicossocial. Diante disto, este estudo teve
como objetivo compreender a influência do exercício na progressão da DA, assim como,
entender como tem sido feita a aplicação do exercício físico nesses sujeitos. Trata-se de uma
revisão sistemática composta por 23 artigos indexados nas bases de dados da ScienceDirect,
PubMed e MEDLINE, publicados entre 2016 e 2021. Os resultados apontam que, a pratica de
exercício induz melhoras em parâmetros do comprometimento cognitivo, funções executivas,
funcionamento físico, mobilidade básica e incidência de quedas, bem como, promove
mudanças positivas na função vascular sistêmica, não obtendo tais respostas no fluxo
sanguíneo cerebral, marcadores moleculares da neurodegeneração da DA e biomarcadores
pro-inflamatórios. O treinamento multimodal/multicomponente, bem como, o de resistência
aeróbia, ambos de moderada a alta intensidade, com frequência semanal acima de 3 dias,
parecem ser parâmetros ideias para esse público. Intervenções que combinam estimulo motor
mais estimulo cognitivo apresentam resultados positivos. Entretanto, faz-se necessário que
mais ensaios clínicos sejam realizados, prezando por maior rigor metodológico voltado a
avaliação, prescrição e acompanhamento do programa de exercício, a fim de garantir maior
robustez aos achados.
Descrição:
MELO, João Pedro de Araújo. A prática de exercício físico como intervenção não farmacológica na Doença de Alzheimer: Uma revisão sistemática. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.