Resumo:
Este estudo teve como objetivo principal discutir a influência dos jogos eletrônicos sobre as crianças através de uma revisão integrativa da literatura. Esta revisão baseou-se em artigos científicos buscados nas bases de dados SciELO, Pubmed, ERIC e CAPES e na plataforma de busca Google Scholar foram usados os descritores Jogos eletrônicos, Desenvolvimento motor e Educação Física junto aos seus respectivos sinônimos e por meio da adição dos operadores booleanos "AND", "OR" e "NOT". A partir disso foram encontrados 28.565 artigos que após aplicação dos critérios de inclusão: artigos publicados entre os anos de 2017 e 2022, por ser mais recente, restaram 16.965 artigos. Após exclusão de teses, dissertações, monografias e revisões sistemáticas em busca de sintetizar a amostra, ficaram 907 trabalhos que passaram por mais 3 filtros de seleção: título, restando 12, leitura dos resumos, ficando 10 e leitura na íntegra, sendo excluídos ensaios que não tinham relação com a temática, bem como trabalhos repetidos, permanecendo 8 artigos para compor o estudo. Baseado na leitura e análise dos ensaios, uma fragmentação foi implementada, de modo que dois grupos de investigação foram elaborados, são eles: “Os games na escola” e “A relação entre o desenvolvimento motor e os games”. Os games, principalmente os exergames, podem estimular as crianças que se sentem desestimuladas a experimentar práticas corporais. A temática em sala é recebida com entusiasmo em boa parte das vezes ajudando o professor na dinamização da aula.
Descrição:
GRANGEIRO, Geovane de Andrade. Jogos eletrônicos enquanto coadjuvantes da Educação Física escolar: Revisão integrativa. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.