Resumo:
A pandemia causada pela Covid-19 forçou o mundo a paralisar suas atividades causando
impacto em várias áreas da sociedade. Na educação, em decorrência do isolamento social foi
necessário que as instituições adotassem o ensino remoto em substituição às aulas presenciais
gerando desafios a todos os docentes. A presente pesquisa tem como objetivo geral identificar
os desafios enfrentados pelos docentes de uma escola integral durante o ensino remoto. A
abordagem escolhida foi a pesquisa quali-quantitativa. A pesquisa foi realizada em parceria
com uma escola vinculada ao Programa escola Cidadã Integral. A escola está localizada no
município de Queimadas, Paraíba. A coleta de dados foi através da aplicação de um
questionário criado por meio da plataforma Google Forms e enviado aos professores. De acordo
com os resultados obtidos, o ensino remoto trouxe grandes desafios aos docentes da escola que
tiveram que adaptar de maneira repentina suas aulas aos recursos tecnológicos, sendo que a
maioria não estava preparada e nem dispunha de equipamentos adequados para ministrar aula
virtualmente. Neste contexto, foi evidente a falta de engajamento dos alunos durante as aulas
remotas e isso refletiu negativamente no processo de aprendizagem. Esta pesquisa pretende
contribuir para o entendimento e possíveis debates das adversidades que a educação vem
enfrentando ao longo da pandemia.
Descrição:
SOUZA. Ana Paula de. Desafios do ensino remoto em uma escola integral na perspectiva dos docentes. 2022. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.