dc.contributor.author |
Souza, Ana Paula de |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-12T10:43:47Z |
|
dc.date.available |
2022-04-12T10:43:47Z |
|
dc.date.issued |
2022-03-30 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.3 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26410 |
|
dc.description |
SOUZA. Ana Paula de. Desafios do ensino remoto em uma escola integral na perspectiva dos docentes. 2022. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A pandemia causada pela Covid-19 forçou o mundo a paralisar suas atividades causando
impacto em várias áreas da sociedade. Na educação, em decorrência do isolamento social foi
necessário que as instituições adotassem o ensino remoto em substituição às aulas presenciais
gerando desafios a todos os docentes. A presente pesquisa tem como objetivo geral identificar
os desafios enfrentados pelos docentes de uma escola integral durante o ensino remoto. A
abordagem escolhida foi a pesquisa quali-quantitativa. A pesquisa foi realizada em parceria
com uma escola vinculada ao Programa escola Cidadã Integral. A escola está localizada no
município de Queimadas, Paraíba. A coleta de dados foi através da aplicação de um
questionário criado por meio da plataforma Google Forms e enviado aos professores. De acordo
com os resultados obtidos, o ensino remoto trouxe grandes desafios aos docentes da escola que
tiveram que adaptar de maneira repentina suas aulas aos recursos tecnológicos, sendo que a
maioria não estava preparada e nem dispunha de equipamentos adequados para ministrar aula
virtualmente. Neste contexto, foi evidente a falta de engajamento dos alunos durante as aulas
remotas e isso refletiu negativamente no processo de aprendizagem. Esta pesquisa pretende
contribuir para o entendimento e possíveis debates das adversidades que a educação vem
enfrentando ao longo da pandemia. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Márcia Adelino da Silva Dias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino integral |
pt_BR |
dc.subject |
Relação professor - aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Isolamento social |
pt_BR |
dc.title |
Desafios do ensino remoto em uma escola integral na perspectiva dos docentes |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |