UEPB - Repositório Digital

Álcool e direção combinam?: uma proposta didática para o ensino de soluções no ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Moura, Niéliton Gomes
dc.date.accessioned 2022-04-12T10:45:33Z
dc.date.available 2022-04-12T10:45:33Z
dc.date.issued 2022-04-01
dc.identifier.other CDD 373
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26411
dc.description MOURA, Niéliton Gomes. Álcool e direção combinam?: uma proposta didática para o ensino de soluções no ensino médio. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Os altos índices de acidentes de trânsito em consequência do consumo excessivo de bebidas alcóolicas envolvendo jovens e adolescentes na sociedade brasileira, retratam uma população que conhece os riscos dessa problemática social mas desconsideram as orientações de prevenção de acidentes de trânsito. É observado que os conteúdos do ensino de Química são bastante extensos e que os professores costumam desenvolvê-los de forma pouco contextualizada, distanciando as necessidades do aluno em entender e interagir criticamente no mundo em que está inserido. Nesse sentido, a pesquisa buscou avaliar as contribuições da utilização da temática “Álcool e direção” como auxiliador de aprendizagem do conteúdo de soluções conscientizando os jovens sobre os malefícios da ingestão de álcool. O método utilizado foi uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, desenvolvida em uma Escola Cidadã Integral na cidade de Campina Grande-PB e contou com 50 alunos do 2º ano do Ensino Médio no qual foi aplicado dois questionários como instrumentos de coleta de dados. Desenvolveu-se práticas pedagógicas estruturadoras e interventoras aplicadas à uma sequência didática que demonstrou a natureza das reações químicas e proporcionou discussões à cerca do tema socio-científico proposto. A análise de dados ressaltou a superação da dificuldade dos estudantes em relacionar o tema de seu próprio contexto de vida com questões científicas. Além disso, observou-se uma maior participação e interesse dos alunos nas aulas ministradas após a abordagem temática. Por fim, a pesquisa contribuiu positivamente, pois promoveu-se um ambiente de aprendizagem conscientizador, onde os conhecimentos construídos na sala de aula foram utilizados na resolução de problemas sociais, apontando a química na explicação dos fatos vividos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Maria Elidiana Onofre Costa Lira Batista pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.subject Temas geradores pt_BR
dc.subject Álcool e direção pt_BR
dc.title Álcool e direção combinam?: uma proposta didática para o ensino de soluções no ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta