Resumo:
O presente trabalho surge a partir da experiência de um licenciando em Educação Física enquanto integrante do Programa Residência pedagógica, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) junto às Instituições de Ensino Superior e Escolas Públicas de ensino Fundamental e Médio. O Programa Residência Pedagógica integra os graduandos dos cursos de licenciatura dentro das escolas públicas, fazendo-os atuar de forma regente em sala de aula e ser ativo em intervenções pedagógicas. Tais estudantes são acompanhados por professores experientes já atuantes em escolas participantes do programa e são orientados por docentes da instituição de sua graduação. Para o professor de Educação Física é fundamental que a prática docente seja integrada de forma mais aprofundada na sua formação, permitindo desenvolver sua base teórica em experiencias de campo na busca de tornar-se um docente completo em sua práxis. Este trabalho se justifica na necessidade de expor a importância de programas de aperfeiçoamento docente como o Programa Residência Pedagógica, e busca em seu objetivo relatar e discutir toda a experiencia do licenciando enquanto residente. O Relato de experiencia se passa na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e na escola municipal de ensino fundamental Judith Barbosa de Paula, o qual iniciou-se em 2018 e foi encerrado em 2020. Para estruturação e análise deste trabalho fez-se uso das informações contidas nos seguintes documentos: Cronograma de sugestão da CAPES, do Plano de atividades, e dos relatórios parciais e final produzidos pelos residentes durante o projeto, assim como o Blog Educação Física Residência Pedagógica da UEPB. As ações realizadas durante o Programa Residência Pedagógica foram de grande importância para os acadêmicos de licenciatura em Educação Física da UEPB, através das ações de desenvolvimento prático de imersão de regência e desenvolvimento teórico docente, com enfoque no crescimento profissional, que por sua vez, demonstram a importância desse programa enquanto política nacional de formação de professores. Com o desenvolvimento deste trabalho foi possível verificar que os objetivos deste foram alcançados.
Descrição:
SILVA, Patrick Fideles da. A residência pedagógica e a formação do licenciando em Educação Física. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.