dc.description.abstract |
Esta pesquisa objetiva dar ênfase a inclusão educacional por meio de um estudo bibliográfico sobre o uso do futsal como instrumento pedagógico inclusivo para alunos portadores de Síndrome de Down (SD). O futsal quando utilizado como um instrumento pedagógico contribui de maneira efetiva para o desenvolvimento do indivíduo, eles traz inúmeros benefícios, como melhorar a qualidade do sono, reduzir o estresse, entre outros. Para uma pessoa portadora de SD, o futsal surge como uma oportunidade de testar seus próprios limites e potencialidades, de prevenir as enfermidades secundárias a sua deficiência e promover a integração social do indivíduo, de acordo com Melo e López (2002 apud MARTINS e ILHA, 2020, p, 5). Neste trabalho foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, que possibilita analisar e refletir com maior profundidade a relação entre a teoria e a prática estudadas no decorrer desta pesquisa. Para análise de dados recorremos como aporte teórico autores como Cardoso (2003), Araújo (2008), Burci, Santos e Costa (2017), Candau (2010), Coneglian e Silva (2013), Mills (2003), entre outros. Desta maneira, ao finalizarmos este trabalho percebemos que o uso do futsal como instrumento de inclusão é de suma importância, visto que inspira motivação e faz com que os alunos especiais tenham uma maior vontade de socializar com o outro quando exercem alguma atividade ou estão inseridos em algum esporte, o que propicia o desenvolvimento integral do discente. |
pt_BR |