UEPB - Repositório Digital

Educação Física Escolar: Estudo bibliográfico do uso do futsal como instrumento pedagógico de inclusão de alunos portadores de Síndrome de Down

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Resende, Thiago Araújo
dc.date.accessioned 2022-04-12T11:14:52Z
dc.date.available 2022-04-12T11:14:52Z
dc.date.issued 2022-03-31
dc.identifier.other CDD 796.077
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26426
dc.description RESENDE, Thiago Araújo. Educação Física Escolar: Estudo bibliográfico do uso do futsal como instrumento pedagógico de inclusão de alunos portadores de Síndrome de Down. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa objetiva dar ênfase a inclusão educacional por meio de um estudo bibliográfico sobre o uso do futsal como instrumento pedagógico inclusivo para alunos portadores de Síndrome de Down (SD). O futsal quando utilizado como um instrumento pedagógico contribui de maneira efetiva para o desenvolvimento do indivíduo, eles traz inúmeros benefícios, como melhorar a qualidade do sono, reduzir o estresse, entre outros. Para uma pessoa portadora de SD, o futsal surge como uma oportunidade de testar seus próprios limites e potencialidades, de prevenir as enfermidades secundárias a sua deficiência e promover a integração social do indivíduo, de acordo com Melo e López (2002 apud MARTINS e ILHA, 2020, p, 5). Neste trabalho foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, que possibilita analisar e refletir com maior profundidade a relação entre a teoria e a prática estudadas no decorrer desta pesquisa. Para análise de dados recorremos como aporte teórico autores como Cardoso (2003), Araújo (2008), Burci, Santos e Costa (2017), Candau (2010), Coneglian e Silva (2013), Mills (2003), entre outros. Desta maneira, ao finalizarmos este trabalho percebemos que o uso do futsal como instrumento de inclusão é de suma importância, visto que inspira motivação e faz com que os alunos especiais tenham uma maior vontade de socializar com o outro quando exercem alguma atividade ou estão inseridos em algum esporte, o que propicia o desenvolvimento integral do discente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Josenaldo Lopes Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Futsal pt_BR
dc.subject Síndrome de Down pt_BR
dc.subject Inclusão social pt_BR
dc.title Educação Física Escolar: Estudo bibliográfico do uso do futsal como instrumento pedagógico de inclusão de alunos portadores de Síndrome de Down pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta