UEPB - Repositório Digital

Marie Curie e conteúdos cordiais como recursos auxiliares nas atividades de radioatividade na Educação Básica em aulas de Química

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Mariana Freitas Lira de
dc.date.accessioned 2022-04-12T18:22:42Z
dc.date.available 2022-04-12T18:22:42Z
dc.date.issued 2022-03-25
dc.identifier.other CDD 540.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26454
dc.description LIMA, Mariana Freitas Lira de. Marie Curie e conteúdos cordiais como recursos auxiliares nas atividades de radioatividade na Educação Básica em aulas de Química. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa trata-se da construção e avaliação de uma sequência didática que utilizou como recursos didático o filme “Radioactive” de Marjane Satrapi como uma ferramenta audiovisual e improvisação teatral como metodologia ativa, para discutir e analisar a vida de Marie Curie e suas descobertas em relação ao conteúdo de radioatividade, abordando a perspectiva dos conteúdos cordiais, dos direitos humanos em relação as mulheres na sociedade com intuito também de compreender o conteúdo conceitual de radioatividade. A metodologia se caracteriza como uma análise qualitativa e os participantes da pesquisa foram os licenciandos de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado com questões subjetivas. Os resultados obtidos a partir da aplicação do questionário apontam que os estudantes da graduação consideram a proposta da sequência didática interessante e com nível de aplicabilidade alta para o ensino de Química na Educação Básica, bem como considera o tema importante e criativo para o processo de construção do conhecimento escolar e científico, além do tema possibilitar o desenvolvimento de um debate multidisciplinar e plural, mostrando que o potencial e importâncias das mulheres na construção histórica sobre da ciência, bem como sua relevância para uma sociedade mais justa e igualitária, mostrado que a academia é um espaço plural e que não há mais lugar para as práticas machista de antigamente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Gilberlandio Nunes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Conteúdos Cordiais e mulheres pt_BR
dc.subject Radioatividade pt_BR
dc.subject Educação Básica pt_BR
dc.title Marie Curie e conteúdos cordiais como recursos auxiliares nas atividades de radioatividade na Educação Básica em aulas de Química pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta