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O Estatuto da criança e do adolescente considera a adolescência de 12 até os 18 anos completos, é vista como a fase de transição de criança para adultos, durante esse momento acontecem várias mudanças físicas, psicológicas, biológicas e sociais com o adolescente. Na reta final dessa etapa os adolescentes se encontram na terceira série e é nesse momento que as instituições de ensino preparam os estudantes para realizarem processos seletivos de graduação, com isso, podem surgir sentimentos de preocupação, angústia, apreensão, podendo aumentar os níveis de ansiedade nos estudantes. Diante disso, a atividade física pode ser vista como aliada a reduzir a sensação de ansiedade e, por isso, a Educação Física se torna relevante na contribuição da saúde física e mental dos estudantes, assim como no bem-estar. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo descrever a auto-percepção dos estudantes da terceira série, de escola da rede pública e privada sobre transtornos de ansiedade e como as aulas de Educação Física e demais atividades físicas praticadas interferem nos sintomas. O presente estudo apresentou uma pesquisa de caráter descritivo, transversal, com abordagem quali-quantitativa. A amostra foi constituída por 52 sujeitos, 34 do sexo feminino e 18 do sexo masculino, sendo 26 (50%) da rede pública de ensino e 26 (50%) da escola privada. O instrumento utilizado foi um questionário virtual, através do Google Forms, no qual apresentava questões sociodemográficas, uma escala de ansiedade e perguntas referentes a atividade física e Educação Física. Como resultados destaca-se que no item sobre tensão em relação ao futuro os adolescentes mostraram que possuem grande preocupação, onde a maioria respondeu que frequentemente ou muito frequentemente percebe-se tenso, 90,38% dos participantes afirmam que a prática de atividade física interfere de forma positiva nos níveis de ansiedade e no bem- estar, e que ao participar das aulas de Educação Física, 44,23% percebem melhora na rotina escolar e na ansiedade. À vista disso, o professor de Educação física deve incentivar, apoiar e influenciar seus alunos à construção de hábitos saudáveis, através dos seus conteúdos em sua práxis, com o objetivo de apresentar a contextualização dos assuntos para que os estudantes tenham autoconhecimento sobre o bem-estar, ansiedade, os benefícios e importância das atividades físicas e práticas corporais para saúde física e mental. Nessa esteira, faz-se necessário mostrar, aos estudantes e à sociedade em geral, a importância do ensino da disciplina de Educação Física no Ensino Médio, em especial na terceira série, visto que poderá trazer o controle da ansiedade, melhora do desempenho escolar e do bem-estar dos estudantes. |
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