Resumo:
Este trabalho se propõe a discutir sobre as contribuições das tecnologias digitais no processo de
ensino e aprendizagem de língua inglesa, a partir de uma experiência vivenciada no Programa
de Residência Pedagógica, subprojeto de Inglês, da UEPB - campus III, em que foram
ministradas aulas de inglês por meio de tecnologias digitais, em aulas do ensino médio. Como
aporte teórico, utilizamos estudos como os de Kenski (2012); Moran (2013); Almeida (2008;
2020) e Valente e Almeida (2020) que abordam a relação entre as tecnologias e a educação.
Além de estudos como os de Prensky (2001); Paiva (2001; 2018); Franco (2018); Araújo
(2018), entre outros que abordam especificamente sobre o uso de tecnologias digitais para a
aprendizagem e para o ensino de línguas. Nesta pesquisa, apresentamos um relato de
experiência vivenciada com o uso de tecnologias digitais em aulas de língua inglesa, bem como
aplicamos um questionário composto por 6 perguntas, sendo 5 objetivas e 1 subjetiva, aos
alunos, a fim de compreendermos de que forma os discentes perceberam a aprendizagem de
língua inglesa mediada pelas tecnologias digitais. Portanto, a metodologia utilizada foi a
pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e quantitativa. Como resultado, foi possível constatar
que as tecnologias digitais podem trazer contribuições positivas para a aprendizagem de língua
inglesa, por facilitarem a aprendizagem desta língua, promoverem uma aprendizagem mais
significativa, contextualizada e por colocarem os alunos em contextos reais de comunicação
por meio dos diversos recursos que as tecnologias digitais propiciam.
Descrição:
OLIVEIRA, M. de A.. As contribuições das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de língua inglesa: experiências da residência pedagógica. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.