UEPB - Repositório Digital

As contribuições das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de língua inglesa: experiências da residência pedagógica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Marianne de Almeida
dc.date.accessioned 2022-04-12T20:14:36Z
dc.date.available 2022-04-12T20:14:36Z
dc.date.issued 2022-03-31
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26461
dc.description OLIVEIRA, M. de A.. As contribuições das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de língua inglesa: experiências da residência pedagógica. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho se propõe a discutir sobre as contribuições das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa, a partir de uma experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica, subprojeto de Inglês, da UEPB - campus III, em que foram ministradas aulas de inglês por meio de tecnologias digitais, em aulas do ensino médio. Como aporte teórico, utilizamos estudos como os de Kenski (2012); Moran (2013); Almeida (2008; 2020) e Valente e Almeida (2020) que abordam a relação entre as tecnologias e a educação. Além de estudos como os de Prensky (2001); Paiva (2001; 2018); Franco (2018); Araújo (2018), entre outros que abordam especificamente sobre o uso de tecnologias digitais para a aprendizagem e para o ensino de línguas. Nesta pesquisa, apresentamos um relato de experiência vivenciada com o uso de tecnologias digitais em aulas de língua inglesa, bem como aplicamos um questionário composto por 6 perguntas, sendo 5 objetivas e 1 subjetiva, aos alunos, a fim de compreendermos de que forma os discentes perceberam a aprendizagem de língua inglesa mediada pelas tecnologias digitais. Portanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e quantitativa. Como resultado, foi possível constatar que as tecnologias digitais podem trazer contribuições positivas para a aprendizagem de língua inglesa, por facilitarem a aprendizagem desta língua, promoverem uma aprendizagem mais significativa, contextualizada e por colocarem os alunos em contextos reais de comunicação por meio dos diversos recursos que as tecnologias digitais propiciam. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Luana Anastácia Santos de Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Residência pedagógica pt_BR
dc.title As contribuições das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de língua inglesa: experiências da residência pedagógica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta