dc.description.abstract |
Este trabalho aponta os benefícios e as contribuições da utilização de Role Playing
Game (RPG) no ensino de química, através da aplicação de um jogo de RPG que foi
elaborado com o conteúdo de modelos atômicos, o intuito desta pesquisa foi analisar
as consequências da utilização de RPG no ensino como uma ferramenta auxiliar. Para
a aplicação, foi desenvolvido na plataforma do classcraft um jogo de RPG chamado
Folk&More, onde a mesma é voltada para gamificação em sala de aula, o jogo foi
aplicado na turma do 3° ano do ensino médio da ECIT Francisco Ernesto do Rêgo
situada na cidade de Queimadas-PB, nas aulas voltadas para revisão do ENEM sobre
o conteúdo de modelos atômicos, com 13 alunos participantes. A pesquisa possui
caráter exploratório com abordagem qualitativa e classifica-se como uma pesquisa ação, sendo os dados colhidos através de um questionário. Os resultados apontam
um bom desempenho dos alunos quanto ao conteúdo mediado, mostrando ao ensino
aprendizagem que o RPG proporciona aos professores, o aumento da interação dos
alunos nas aulas, que se sentiram confortáveis em interagir e o desenvolvimento de
suas habilidades cognitivas. Concluindo, pois então que os jogos de RPG contribuem
para a educação por proporcionar crescimento na percepção de conteúdos,
desenvolvendo o seu espirito crítico e científico, aplicando o lúdico sem perder a
essência da educação.Este trabalho aponta os benefícios e as contribuições da utilização de Role Playing
Game (RPG) no ensino de química, através da aplicação de um jogo de RPG que foi
elaborado com o conteúdo de modelos atômicos, o intuito desta pesquisa foi analisar
as consequências da utilização de RPG no ensino como uma ferramenta auxiliar. Para
a aplicação, foi desenvolvido na plataforma do classcraft um jogo de RPG chamado
Folk&More, onde a mesma é voltada para gamificação em sala de aula, o jogo foi
aplicado na turma do 3° ano do ensino médio da ECIT Francisco Ernesto do Rêgo
situada na cidade de Queimadas-PB, nas aulas voltadas para revisão do ENEM sobre
o conteúdo de modelos atômicos, com 13 alunos participantes. A pesquisa possui
caráter exploratório com abordagem qualitativa e classifica-se como uma pesquisa ação, sendo os dados colhidos através de um questionário. Os resultados apontam
um bom desempenho dos alunos quanto ao conteúdo mediado, mostrando ao ensino
aprendizagem que o RPG proporciona aos professores, o aumento da interação dos
alunos nas aulas, que se sentiram confortáveis em interagir e o desenvolvimento de
suas habilidades cognitivas. Concluindo, pois então que os jogos de RPG contribuem
para a educação por proporcionar crescimento na percepção de conteúdos,
desenvolvendo o seu espirito crítico e científico, aplicando o lúdico sem perder a
essência da educação. |
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