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A Química Forense é conhecida pelo seu aspecto investigativo onde utiliza os conhecimentos químicos como por exemplo exames toxicológicos para investigar através da perícia cenas de crimes e contribuir ativamente perante as leis. A Química Forense é tida como uma temática transversal, possibilita uma abordagem didática ampla que contribui significativamente para o processo de ensino-aprendizagem de Química. Nesta perspectiva, identificada as dificuldades para os conteúdos programáticos de Química deve-se buscar novas metodologias que possibilitem reverter tais dificuldades, neste sentido essa pesquisa teve como objetivo utilizar a temática Química Forense e Drogas de Abuso, em específico a Cannabis Sativa, para o Ensino de Funções Orgânicas Oxigenadas, o que nos permite trabalhar nomenclatura, identificação de funções orgânicas, propriedades físico-químicas e o contexto social. Essa temática possibilita uma abordagem da Cannabis Sativa como droga psicoativa e sua importância como planta medicinal. E por meio deste tema gerador levantar questionamentos de caráter social e cientifico. A intervenção pedagógica foi realizada em uma escola pública da cidade de Queimadas-PB, na qual participaram 43 estudantes do 3º ano do Ensino Médio e como instrumento de coleta de dados, foram utilizados formulários de sondagem e avaliação elaborados na Plataforma Google Forms. No primeiro momento foi realizado a aplicação do questionário de sondagem com o intuito de obter os conhecimentos prévios dos alunos, no segundo momento a intervenção pedagógica com o objetivo de abordar alguns conceitos da Química Forense e estudos de casos mostrando sua aplicação as Drogas - Cannabis Sativa e sua ação no organismo, funções orgânicas presentes na sua composição assim como seu uso medicinal e pôr fim a conscientização, e no terceiro momento a reaplicação do questionário no sentido de avaliar o efeito da intervenção. De acordo com os dados obtidos analisados mediante o gabarito proposto e representados por meio de gráficos, pode-se observar que os alunos apresentaram uma grande dificuldade em nomenclatura e identificação das funções orgânicas como por exemplo, na terceira questão 21,5% não conseguiram responder ou tiveram respostas inconclusivas, por outro lado há um grande acerto na identificação do grupo funcional Éter abordado na quarta questão, no qual 86% identificaram corretamente a função orgânica. Diante disso, a intervenção pedagógica foi bem aceita de forma que despertou interesse e agregou aos seus conhecimentos conceitos sociais, promovendo a maior interação na relação professor/aluno utilizar temas sociais no ensino de Química torna a aprendizagem mais significativa, de forma a despertar a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos, por meio de temas sócias facilita a assimilação de conteúdos da Química. |
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