dc.contributor.author |
Oliveria, Maria Amélia Pereira de |
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dc.date.accessioned |
2022-04-13T16:26:51Z |
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dc.date.available |
2022-04-13T16:26:51Z |
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dc.date.issued |
2022-03-31 |
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dc.identifier.other |
CDD 398.38 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26484 |
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dc.description |
OLIVEIRA, M. A. P. de. A infância negra e a lei n° 10.639/2003. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. |
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dc.description.abstract |
A pesquisa refere-se às relações étnico-raciais na Educação Infantil, a partir de contribuições dos estudos sobre as relações raciais na educação. O objetivo principal desta pesquisa é desenvolver uma reflexão sobre como as infâncias negras são vistas dentro da Educação Infantil, a partir da lei n°10.639/2003. Neste sentido, temos como objetivos específicos: a) ressaltar a importância de olharmos para as crianças negras da educação infantil; e b) compreender as políticas públicas educacionais como uma ponte para o acesso aos direitos igualitários. Utilizamos como aporte teórico autores que discutem os paradigmas de Políticas Educacionais, Culturais e de Educação Afrodescendente. Assim nos debruçamos nos estudos Philippe Aries (1981), Alencar (2008), Heilborn e Barreto (2010) e Nunes (2016) entre outros que contribuem para a pesquisa. Para o desenvolvimento deste trabalho se fez uso de uma metodologia de abordagem qualitativa, através do estudo bibliográfico. Nossos resultados e discussões demonstram que a sociedade branca cria a criança negra na medida em desconsidera sua humanidade. |
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dc.description.sponsorship |
Orientadora: Raísa Queiroga Barreto |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Infâncias negras |
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dc.subject |
Educação |
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dc.subject |
Lei n°10 639/2003 |
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dc.subject |
n°10639/2003 |
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dc.subject |
Lei n°10. 7. 639/2003 |
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dc.subject |
Lei n°10639/2003 |
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dc.title |
A infância negra e a lei n° 10.639/2003 |
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