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NASCIMENTO, T. S. S. Educação ambiental no Curso de Administração: análise da perspectiva do currículo e de discentes de uma Universidade Pública Estadual. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. |
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Diante da exploração dos recursos naturais proveniente da ação humana e dos problemas
gerados ao meio ambiente, surge a educação ambiental como resposta. No Brasil, a Política
Nacional de Educação Ambiental determina que o ensino de questões ambientais deve estar
inserido em todas as formas e níveis escolares, assim deve estar presente na educação básica,
educação superior, educação especial, educação profissional e educação de jovens e adultos.
Especificadamente quanto ao ensino superior, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Ambiental de 2012 determinam que as atividades das Universidades devem estar
alinhadas com essa perspectiva educacional sobre o meio ambiente. Nesse sentido, torna- se
necessário entender o funcionamento desse tipo de educação no ensino superior. Assim, o
objetivo deste estudo é identificar como a educação ambiental é abordada no ensino superior,
de forma específica no curso de Administração da Universidade Estadual da Paraíba, do
Campus de Patos. A pesquisa se propõe a analisar como esse conteúdo está inserido no Projeto
Pedagógico Curricular do curso de Administração e busca compreender a perspectiva dos
discentes concluintes com relação à educação ambiental. Do ponto de vista metodológico, o
estudo adota uma abordagem quali-quantitativa e consiste em pesquisa de campo, documental
e descritiva. Como principais resultados, obteve-se que o curso pesquisado aborda questões
ambientais nas disciplinas, principalmente por meio de aulas, debates, discussões e seminários.
Constata-se também que os discentes se envolveram com as temáticas ambientais
predominantemente por meio de debates, feiras, palestras e eventos, e que a discussão ambiental
é importante e contribui para a formação do administrador. |
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