Resumo:
O futebol faz parte da cultura brasileira e do cotidiano de milhares de pessoas por todo o país.
Porém, a falta de gestão e organização impedem o desenvolvimento do futebol nas regiões com
pouco poder econômico. Diante disso, o marketing esportivo busca organizar e desenvolver
métodos capazes de melhorar a imagem das organizações esportivas. Os clubes utilizam-se do
marketing esportivo como método para fortalecer sua imagem e fidelizar torcedores. Diante
desse contexto, o presente estudo teve o objetivo geral de verificar a contribuição do marketing
esportivo na imagem do clube e na fidelização dos torcedores do Nacional de Patos-PB. Para
alcançar o objetivo traçado, a pesquisa foi classificada metodologicamente com uma abordagem
quantitativa, com natureza descritiva e método de levantamento. A coleta de dados foi realizada
através de um questionário online aplicado por intermédio da plataforma Google Forms com
120 torcedores do Nacional Atlético Clube de Patos de Patos-PB. Os resultados retratam que o
clube possui pouco engajamento com seus torcedores e enfrenta problemas para explorar todo
o potencial do marketing esportivo e fidelizar seus consumidores. Por fim, conclui-se que o
marketing esportivo contribui para a organização e desenvolvimento de clubes com pouco
poder econômico, visando o fortalecimento da imagem das organizações esportivas e a
fidelização dos seus torcedores
Descrição:
SANTOS, Y. C. Marketing esportivo e fidelização de consumidores: um estudo com os torcedores do Nacional Atlético Clube de Patos - PB . 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.