Resumo:
Devido a pandemia de coronavírus, as instituições mudaram a forma de se relacionar com
as pessoas: o presencial, passou a ser a exceção e o virtual passou a ser a regra. Nas escolas,
espaços de integração/socialização, a virtualidade se instalou e professores e alunos
buscaram a interação de forma remota – virtual. E foi nesse cenário de exceção que o Estágio
Supervisionado de Língua Portuguesa (LP) se realizou. E sendo assim, objetivou-se relatar
e discutir esse período de ensino remoto emergencial, destacando sua relevância para o
licenciando (a) do Curso de Letras. Para realizar esse intento tomou-se como referencial
teórico os estudos sobre estágio, formação docente e alguns textos sobre pandemia e ensino
na pandemia, a exemplo de: ARRUDA (2020); ANTUNES (2003); PIMENTA; LIMA
(2012); ALMEIDA; ALVES (2020); BOCA (2020); GIL (2002); MARCONI; LAKATOS
(2003); FRANCO (2012). E a metodologia adotada foi de base qualitativa, descritiva e
documental, apoiando-se na utilização do relatório de estágio do licenciando. Os resultados
apontaram que apesar das dificuldades iniciais, tecnológicas, principalmente, este ensino
remoto se configurou enquanto uma grande oportunidade de aprendizagens para os futuros
docentes. A necessidade de buscar alternativas para o ensino, durante o isolamento, levou o
ensino a alternativas virtuais, levando assim, professores, estagiários e alunos a outras
formas de interação.
Descrição:
SILVA, C. C. R. da. O estágio supervisionado de letras em tempo de Covid-19. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.