Resumo:
O presente trabalho apresenta reflexões sobre a educação ofertada no sistema prisional e
surge a partir do seguinte questionamento: de que maneira a educação ofertada no
sistema carcerário contribui para ressocializar o apenado? Tem como objetivo principal
investigar o trabalho educacional previsto na Lei de Execução Penal nº 7.210/1984
(LEP), a partir da Política Educacional, visando aprofundar e evidenciar a reinserção
social dos presos. Como objetivos específicos intencionou-se: a) conhecer os marcos
normativos e políticos que institucionalizam e regularizam a educação no cárcere; b)
verificar se a Lei de Execução Penal nº 7.210/1984 é mais abrangente e integra
princípios básicos de direitos humanos. Como aporte teórico, a pesquisa dialogou com
Foucault (1987), Freire (1996), Onofre e Julião (2003), Baratta (2017), Baptista (2018),
dentre outros autores que abordam a prisão como um ambiente onde a linha entre
educação e punição são muito tênues, embora precisem andar lado a lado.
Metodologicamente, foram utilizadas as abordagens quali-quantitativa e bibliográfica.
Os resultados e discussões apontam para o fato de que, mesmo diante da constatação
teórica de que a educação liberta o homem e lhe proporciona melhores condições de
vida e futuro, a educação realizada no sistema prisional é, ainda, negligenciada e não
cumpre o seu papel ressocializador. Ademais, as leis, elementos normativos e direitos
garantidos, historicamente, por vezes, não cumprem o que garantem na legislação,
colocando a população carcerária, cada vez mais, desamparada acerca de seus direitos e
sem perspectiva de vida pós-cárcere.
Descrição:
SOUZA, M. K. B. C. de. Traços sociais de uma realidade: a lei de execução penal nº 7.210/1984 e a educação no sistema prisional. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.