Resumo:
A presença de manifestações sociolinguísticas na forma falada é comum e evidencia o aspecto
social da língua. Dentre os fenômenos, a sociolinguística pode revelar as características próprias
de um sujeito ou de uma comunidade. Na forma escrita, estas manifestações, dependendo do
ambiente e do contexto, podem evidenciar os mesmos fatores da oralidade: características
próprias, mesmo que não seja possível (re)produzir plenamente, pois são modalidades
diferentes do uso da língua. A presente monografia tem a finalidade de analisar as marcas
sociolinguísticas da oralidade, oriundas de contextos reais, nas produções escritas do gênero
digital, do WhatsApp, sticker. Para tanto, trabalhamos ancorados na metodologia de cunho
qualitativo, e também possuímos o caráter interpretativo e descritivo para a análise do gênero
em estudo. Para fundamentar este estudo acerca da sociolinguística utilizamos autores como:
Bagno (2007), Cezario e Votre (2011), Labov (2008), Ilari e Basso (2009); sobre os estudos da
corrente sociolinguística na educação: Bortoni-Ricardo (2004), Faraco (2008); referente aos
gêneros textuais/discursivos: Marcuschi (2010, 2008), Bakhtin (2003); Souza (2001), Xavier
(2005) a respeito da relação entre escrita e oralidade; Coscarelli (2008), Welter & Gubert (2020)
no que diz respeito aos letramentos. Neste cenário, constatamos que os internautas criadores
dos stickers analisados buscaram aproximar a língua escrita da língua oral, e a partir disso
evidenciaram manifestações sociolinguísticas no nível escrito da língua.
Descrição:
LIMA, M. C. de. Gênero Stickers: uma análise sociolinguística do gênero digital na comunicação em redes sociais. 2022. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.