UEPB - Repositório Digital

Role playing game: uma alternativa de recurso didático para o ensino de química

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mendes, Mykaele da Silva
dc.date.accessioned 2022-04-18T11:35:34Z
dc.date.available 2022-04-18T11:35:34Z
dc.date.issued 2022-03-30
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26529
dc.description MENDES, Mykaele da Silva. Role playing game: uma alternativa de recurso didático para o ensino de química. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho aponta os benefícios e as contribuições da utilização de Role Playing Game (RPG) no ensino de química, através da aplicação de um jogo de RPG que foi elaborado com o conteúdo de modelos atômicos, o intuito desta pesquisa foi analisar as consequências da utilização de RPG no ensino como uma ferramenta auxiliar. Para a aplicação, foi desenvolvido na plataforma do classcraft um jogo de RPG chamado Folk&More, onde a mesma é voltada para gamificação em sala de aula, o jogo foi aplicado na turma do 3° ano do ensino médio da ECIT Francisco Ernesto do Rêgo situada na cidade de Queimadas-PB, nas aulas voltadas para revisão do ENEM sobre o conteúdo de modelos atômicos, com 13 alunos participantes. A pesquisa possui caráter exploratório com abordagem qualitativa e classifica-se como uma pesquisa-ação, sendo os dados colhidos através de um questionário. Os resultados apontam um bom desempenho dos alunos quanto ao conteúdo mediado, mostrando ao ensino aprendizagem que o RPG proporciona aos professores, o aumento da interação dos alunos nas aulas, que se sentiram confortáveis em interagir e o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas. Concluindo, pois então que os jogos de RPG contribuem para a educação por proporcionar crescimento na percepção de conteúdos, desenvolvendo o seu espirito crítico e científico, aplicando o lúdico sem perder a essência da educação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Alane Silva Farias de Albuquerque pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Classcraft pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title Role playing game: uma alternativa de recurso didático para o ensino de química pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta