Resumo:
A pandemia por COVID-19 trouxe desafios às instituições governamentais e de saúde em todo o mundo. A rápida disseminação e a contaminação de milhares de pessoas foi uma dificuldade somada à necessidade das instituições em aproximar o processo de comunicação de saúde, particularmente em um cenário de elevado grau de incerteza associado à informação, e que por outra face revelava aumento da desinformação resultante de um ambiente social divergente e resistente às medidas de prevenção. A vacinação surge nesse cenário, no qual é possível se deparar com as mais diversas opiniões, cujo extremismo tem levado disseminação de informação sem a devida comprovação científica. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo central analisar o impacto das campanhas publicitárias de vacinação contra COVID-19 do Governo do Estado da Paraíba no Município de Patos. Para tanto, foi aplicado, um questionário com 119 pessoas residentes no município. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como exploratória, documental e de levantamento, com uma abordagem quantitativa. O tema é discutido a partir da publicidade e da comunicação pública, no que tange a atuação do Governo do Estado da Paraíba no combate a controvérsias com relação à imunização da COVID-19. Os resultados revelam a forte influência da internet como tecnologia capaz de levar informação. Verifica-se com a pesquisa que as ferramentas de comunicação oficial permitem reduzir divergências de opinião sobre a vacinação.
Descrição:
MONTEIRO, A. J. O impacto das campanhas publicitárias do Governo da Paraíba para a vacinação contra COVID-19 no município de Patos. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2022.