UEPB - Repositório Digital

Ensino remoto: estratégias pedagógicas utilizadas por professores de educação física durante a pandemia da covid-19

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mouzinho, Thaís Ângela Silva
dc.date.accessioned 2022-04-18T16:35:17Z
dc.date.available 2022-04-18T16:35:17Z
dc.date.issued 2022-04-06
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26541
dc.description MOUZINHO, Thais Angela Silva. Ensino remoto: estratégias pedagógicas utilizadas por professores de educação física durante a pandemia da covid-19. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Em vista do enfrentamento de proporção mundial da pandemia da COVID-19, fato responsável por gerar graves consequências e crises em vários âmbitos na esfera social, surge a necessidade de compreender como se deu o prosseguimento da educação básica com o ensino remoto emer gencial (ERE) imposto pelas medidas de contenção para disseminação do vírus Sars-CoV-2. Dessa forma, este estudo é fruto de uma pesquisa descritiva, transversal com abordagem quali quantitativa a qual foi realizada em formato online com 15 educadores recrutados em platafor mas digitais, com o objetivo de analisar o desenvolvimento das aulas remotas de Educação Física na Educação Básica de escolas Estaduais da cidade de Campina Grande-PB, se pautando em identificar e discutir as distintas dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física, assim como destacar as principais ferramentas tecnológicas utilizadas nas aulas remotas. Para a realização da pesquisa, os dados foram colhidos através de um questionário on-line via google forms e foi desempenhada uma análise estatística, descritiva por meio da média, desvio padrão e/ou amplitude, para variáveis numéricas, comparando as características amostrais na plataforma Excel, comparando as características da amostra, por meio da geração de gráficos para leitura a dos resultados e demais observações que ocorreram em todo decorrer do processo de construção da pesquisa. Os resultados apontaram as opiniões e desafios enfrentados pelos professores e também alunos, assim como as estratégias usadas para o desenvolvimento das suas aulas. Foi identificado com o estudo, o baixo índice de participação ativa dos alunos nas aulas, devido a desigualdades ao acesso à internet, a falta de suporte das instituições para com os professores, lacunas na formação docente e a carência da prática nas aulas de Educação Física escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof. Dra. Jozilma de Medeiros Gonzaga pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino remoto emergencial pt_BR
dc.subject Ferramentas digitais pt_BR
dc.subject Ensino de educação física pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.title Ensino remoto: estratégias pedagógicas utilizadas por professores de educação física durante a pandemia da covid-19 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta