dc.contributor.author |
Mouzinho, Thaís Ângela Silva |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-18T16:35:17Z |
|
dc.date.available |
2022-04-18T16:35:17Z |
|
dc.date.issued |
2022-04-06 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.86 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26541 |
|
dc.description |
MOUZINHO, Thais Angela Silva. Ensino remoto: estratégias pedagógicas utilizadas por professores de educação física durante a pandemia da covid-19. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Em vista do enfrentamento de proporção mundial da pandemia da COVID-19, fato responsável
por gerar graves consequências e crises em vários âmbitos na esfera social, surge a necessidade
de compreender como se deu o prosseguimento da educação básica com o ensino remoto emer gencial (ERE) imposto pelas medidas de contenção para disseminação do vírus Sars-CoV-2.
Dessa forma, este estudo é fruto de uma pesquisa descritiva, transversal com abordagem quali quantitativa a qual foi realizada em formato online com 15 educadores recrutados em platafor mas digitais, com o objetivo de analisar o desenvolvimento das aulas remotas de Educação
Física na Educação Básica de escolas Estaduais da cidade de Campina Grande-PB, se pautando
em identificar e discutir as distintas dificuldades encontradas pelos professores de Educação
Física, assim como destacar as principais ferramentas tecnológicas utilizadas nas aulas remotas.
Para a realização da pesquisa, os dados foram colhidos através de um questionário on-line via
google forms e foi desempenhada uma análise estatística, descritiva por meio da média, desvio
padrão e/ou amplitude, para variáveis numéricas, comparando as características amostrais na
plataforma Excel, comparando as características da amostra, por meio da geração de gráficos
para leitura a dos resultados e demais observações que ocorreram em todo decorrer do processo
de construção da pesquisa. Os resultados apontaram as opiniões e desafios enfrentados pelos
professores e também alunos, assim como as estratégias usadas para o desenvolvimento das
suas aulas. Foi identificado com o estudo, o baixo índice de participação ativa dos alunos nas
aulas, devido a desigualdades ao acesso à internet, a falta de suporte das instituições para com
os professores, lacunas na formação docente e a carência da prática nas aulas de Educação
Física escolar. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Prof. Dra. Jozilma de Medeiros Gonzaga |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto emergencial |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramentas digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de educação física |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.title |
Ensino remoto: estratégias pedagógicas utilizadas por professores de educação física durante a pandemia da covid-19 |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |