Resumo:
A seguinte pesquisa foi desenvolvida na modalidade de pesquisa qualitativa e tem caráter bibliográfico descritivo. Em função disso, buscamos analisar nas mais variadas áreas de pesquisa, obras que pudessem responder como os jogos podem auxiliar os estudantes em sua vida acadêmica. Pretendemos também entender quais os benefícios que essa proposta metodológica pode oferecer para os mesmos e para o ensino de Matemática. Partimos então de um levantamento histórico onde procurando entender quando os jogos surgiram e quando eles passaram a ser pensados como uma proposta metodológica para o ensino de Matemática. Nesse período enquanto averiguávamos as mais variadas referências bibliográficas, nos deparamos com o Dominó Equacional que prometia ensinar o conteúdo de equações do primeiro grau de uma maneira mais atrativa. Foi a partir daí que surgiu nossa ideia de desenvolver uma proposta metodológica que o utilize. Nesse contexto o objetivo do nosso trabalho é refletir como o dominó equacional pode auxiliar os alunos de Oitavo e Nono Ano do Ensino Fundamental na aprendizagem de equações do primeiro grau. Contudo percebemos que durante a aplicação dessa proposta os alunos podem desenvolver a interação social e o intelecto, assim como promover uma (re)significação de conceitos. Entendemos então que se faz necessário o uso de metodologias de ensino variadas em sala de aula, pois além dos resultados citados acima, tais metodologias podem tornar as aulas mais interessantes para os alunos. Sabemos também que muitos educadores não as utilizem por dizerem que os materiais para tal uso são caros e difíceis de serem encontrados. Levando isso em consideração propomos o uso de materiais de baixo custo e disponibilizamos um modelo para fácil confecção, pois acreditamos que podem ser saídas viáveis.
Descrição:
SILVA, Nielson Alves da. Dominó equacional: Uma proposta metodológica para o ensino de equações do primeiro grau em turmas de oitavo e nono anos do Ensino Fundamental. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.