Resumo:
O letramento matemático é a competência a ser desenvolvida no ensino fundamental e o professor desta disciplina tem um papel importante nesse processo, principalmente quando o aluno não desenvolve as habilidades propostas para o ano de ensino em que se encontra podendo ser um caso de dificuldade momentânea ou de um transtorno de aprendizagem. Este é um estudo com abordagem qualitativa e
tem como objetivo identificar o que professores dos anos iniciais do ensino fundamental conhecem acerca dos transtornos e das dificuldades de aprendizagem em matemática, se sabem diferenciá-los e intervir para melhorar o processo de ensino e favorecer a aprendizagem dos alunos com tais características. Para isso,
foi aplicado um questionário com 8 professores pedagogos. Ao que constatamos confusão ao diferenciar dificuldade e os vários transtornos de aprendizagem, além de os respondentes conhecer pouco sobre o transtorno de aprendizagem matemática e ainda não serem específicos nas formas de intervenção.
Descrição:
ARAUJO, Adriane Dantas de. Dificuldade ou transtorno de aprendizagem em matemática na perspectiva do professor dos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.