Resumo:
A presente pesquisa foi desenvolvida com o intuito de analisarmos os textos utilizados
nos livros didáticos de Matemática. A partir das concepções de Bakhtin e dos estudos
de Marcuschi, envolvendo gêneros do discurso, analisamos os textos presentes no
livro didático de Matemática. A metodologia da pesquisa é de carácter qualitativa e do
tipo bibliográfica. Abordamos os gêneros do discurso e diferenciamos dos tipos
textuais. Apresentamos uma breve trajetória das políticas públicas envolvendo os
livros didáticos e a composição do livro didático de Matemática. Estabelecemos
algumas categorias para contribuir na análise do livro didático de Matemática. As
categorias estabelecidas foram textos de outros contextos, textos didáticos e artefatos
de outros contextos. Na nossa concepção, as categorias escolhidas foram
satisfatórias durante o processo de análise. O material analisado foi o livro didático de
Matemática do 6° ano do Ensino Fundamental da coleção Araribá Mais Matemática,
onde nos debruçamos no capítulo 3, Geometria: noções iniciais. Após a análise,
observamos que os textos de outros contextos foram pouco utilizados e os textos
didáticos foram predominantes. Com maior frequência, os artefatos de outros
contextos foram mais utilizados se compararmos com os textos de outros contextos.
Descrição:
NERIS, Herlaine Estefani Barros. Enunciados e gêneros do discurso envolvendo geometria em livros didáticos de matemática. 2022. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.