Resumo:
Em 11 de março de 2020, Tedros Adhanom, diretor geral da Organização Mundial da Saúde
(OMS) decretou a covid-19 como uma pandemia. Com isso, alunos e professores de todos os
níveis de ensino, precisaram se adaptar às aulas remotas/EaD. Vários desafios surgiram, novas
experiências e os professores tiveram a necessidade de buscar mais conhecimentos sobre as
plataformas digitais que poderiam ser utilizadas para o desenvolvimento de suas atividades
durante esse período de pandemia. Este estudo teve como objetivo geral demonstrar a atuação
de professores de matemática durante o período da pandemia da Covid-19 e seus relatos
diante das atividades on-line. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva. Fazem parte
da população e amostra desta pesquisa professores licenciados em matemática. Foram
incluídos nesta pesquisa os professores da educação básica (ensino fundamental e médio), de
qualquer idade e que residam em qualquer cidade, estado e país, que atuam ou atuaram
durante as aulas remotas/on-line, durante o período da pandemia pela Covid-19. Foi aplicado
um questionário através da plataforma Google Forms. Como resultado, a maioria dos
participantes responderam que sentiram-se preparados para ministrarem aulas remotas; como
dificuldades nas aulas nesse período de pandemia e método (EaD), foi citado a falta de
domínio das tecnologias e falta de acesso à internet de boa qualidade, por exemplo; o
aplicativo que mais usaram para as aulas foi a plataforma smart; e um dos assuntos que
sentiram dificuldade ao lecionar foi tudo o que envolve interpretação gráfica e trigonometria.
Descrição:
VIEIRA, Clessia Luana Tavares. A atuação de professores de matemática durante o período da pandemia da COVID-19 e seus relatos diante das atividades on-line. 17f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.