Resumo:
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), compreende-se como
adolescente as pessoas que possuem de doze a dezoito anos de idade (Lei n° 8.069, de 13 de
julho de 1990, BRASIL). É durante o adolescer que ocorrem várias transformações na vida do
indivíduo, dentre elas, estão as mudanças sociais, afetivas, hormonais e o que é considerado
uma das mais significativas: a mudança do corpo e com isso, a busca pelo enquadramento do
padrão imposto pelas redes midiáticas e pela própria sociedade. Devido a isso, os jovens
ficam presos na tentativa de se encaixar em grupos, para se sentirem aceitos no meio em que
vivem, assim, é afetado a autoestima e autoaceitação, fazendo com que a procura pela
perfeição seja a sua prioridade. Este estudo tem como objetivo central discutir a
ressignificação do corpo em adolescentes, seu processo de autoaceitação e como o professor
de Educação Física pode abordar este conteúdo em suas aulas, no ensino médio. Deste modo,
foi realizada uma pesquisa em uma escola pública e uma escola particular, nas turmas do 1o
ano do ensino médio, na cidade de Campina Grande-PB, sobre imagem e padrão corporal,
para entender e compreender como os adolescentes se sentem diante deste assunto. A
pesquisa se caracterizou como do tipo descritiva, de corte transversal, com abordagem quali-
quantitativa. A amostra foi constituída por 30 estudantes, sendo 11 da escola pública e 19 da
escola privada. A coleta de dados da pesquisa foi feita através de um questionário de forma
online, utilizando a ferramenta Google Forms, após o consentimento dos pais ou responsáveis
e dos adolescentes. A análise dos dados foi feita através da leitura, organização e
interpretação das questões discursivas e nas questões objetivas, foi utilizada a estatística
descritiva, através da utilização do Programa Excel. Como resultados, se identifica que, no
que tange a aceitação corporal, 72,72% e 42,42% estudantes das escolas pública e privada,
respectivamente, informaram que aceitam o seu corpo em partes. Em relação a satisfação
corporal, 63,63% e 57,89% estudantes das escolas pública e privada, respectivamente,
afirmam que se sentem satisfeitos com o seu corpo. No que diz respeito a pressão das mídias
digitais para obtenção de um corpo perfeito, 54,54% dos alunos da escola pública e 42,10%
dos alunos da escola privada afirmaram que se sentem pressionados para atingir um ideal de
perfeição. Também foi perguntado sobre qual o padrão de perfeição que é imposto, sendo
descrito como: corpos magros, altos, atléticos e bem definidos, diante disso, foi feita a relação
de ressignificação corporal, compreendendo como os participantes se identificam e qual a sua
opinião sobre o corpo perfeito, foi exemplificado que o corpo perfeito não existe e que cada
um pode ser o seu próprio padrão, pois todos os corpos são lindos. Por fim, foi destacado
como o professor de educação física pode auxiliar no processo da ressignificação corporal,
trabalhando a temática dos corpos diversos em suas aulas, de maneira dinamizada, utilizando
imagens, jogos, vídeos ou músicas e fazendo com que os alunos se sintam acolhidos durante o
período escolar.