dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo investigar e discutir, através de uma pesquisa exploratória de modo conceitual, a influência que a iniciação científica exerce na formação acadêmica, o número de alunos que na graduação iniciaram e posteriormente levaram a termo em sua vida profissional e pôr fim a quantidade dos trabalhos voltados para a formação do lazer. Para sua construção foram buscadas informações sobre um total de 69 alunos, que em seguida foram sendo categorizados através dos anais publicados pela Universidade Estadual da Paraíba, Grupos Temáticos (GT), Linhas Pedagógicas do curso de Licenciatura em Educação Física, logo após consultados nas bases de dados LATTES CNPQ, Catálogo de Teses (CAPES) e Biblioteca UEPB, identificando quais participaram da iniciação científica na graduação, se implicou em tema de TCC, os trabalhos publicados, se rendeu frutos como especialização, mestrado e doutorado e quais deles tem por tema principal ou se relaciona com a temática do Lazer. Concluiu-se que, através do levantamento de dados realizado, o número de alunos que participaram da iniciação científica na graduação de Educação Física é pequeno e quando comparado com seu desempenho na pós graduação, tendo em vista o foco no lazer, é ainda inferior ao esperado caso fosse desenvolvido com o apoio necessário na fase de graduação. Referente a busca no PIBIC, o tema do lazer foi mais explorado e contribuiu para que a linha pedagógica sociocultural fosse a que mais possui trabalhos na referida pesquisa, porém, já posteriormente aos cortes durante a mesma, com isso concluímos que ainda é abaixo do esperado. |
pt_BR |