dc.description.abstract |
Nos últimos anos é notório o crescimento de pessoas que sofrem de transtornos psicossociais e precisam de auxílio através de um atendimento especializado, portanto, devido a essa demanda, o centro de atendimento psicossocial o CAPS é o órgão de referência que oferece esse atendimento as pessoas que precisam desse apoio. As possibilidades de inserção do profissional de educação física no contexto da saúde pública, aumentaram muito nos últimos anos. As atividades oferecidas pelo profissional de educação física permitem momentos mais descontraídos, que geralmente não acontecem em salas de tratamento convencionais. O objetivo geral deste trabalho é expor através de um relato de experiencia o conhecimento profissional adquirido através do estágio em educação física na área da saúde mental. O presente estudo tem natureza qualitativa descritiva realizado a partir da perspectiva de um estagiário em educação física através da prática das atividades realizadas no CAPSi viva gente em Campina Grande PB, atividade esta, que foi realizada por uma equipe multiprofissional que atuou na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes com transtornos mentais ou condições adversas, no período do segundo semestre de 2021. Para fomentar as discussões, foi pesquisado em plataformas digitais de pesquisa como google acadêmico e scielo, palavras chave que fazem paralelo com o tema. As palavras chaves foram: saúde mental, educação física, reforma psiquiátrica e CAPS. Minha jornada de experiência em saúde mental a princípio se deu na universidade onde tive a oportunidade de ser bolsista no projeto de dança e natação para usuários do capsinho, onde pude ter o primeiro contato com a atuação do profissional de educação física na atuação da saúde mental. No que se refere as evoluções dos pacientes, após as atividades realizadas com os usuários, foi necessário realizar uma análise dos pacientes acerca das atividades desenvolvidas, da interação com os profissionais e demais colegas e seu comportamento durante o momento de realização das atividades para assim estabelecer as progressões sociais que aquele usuário apresentou no decorrer de suas visitas ao centro. No quesito evolução profissionais, a interação social que eu, enquanto estagiário, tive com os usuários, me fez desenvolver uma habilidade de comunicação mais clara e objetiva, não só com os usuários e pacientes que frequentam o caps, mas com os alunos de outro campo de estágio e com os futuros alunos que terei ao longo de minha carreira profissional enquanto profissional da educação física. |
pt_BR |