Resumo:
A Educação Financeira vem sendo muito debatida no cenário educacional, pois é um tema
bastante importante para a vida das pessoas. Diferentemente da Matemática Financeira, a
Educação Financeira exibe uma ampla abordagem sobre conceitos e produtos financeiros,
colaborando com o desenvolvimento de um cidadão mais consciente em suas tomadas de
decisões. Deste modo, entende-se a necessidade de trazer esse assunto para a sala de aula, já
que quanto mais cedo for ensinado, melhores serão os resultados no presente e,
principalmente, no futuro. Nesse viés, ao implementar esse assunto nas escolas, é preciso
analisar as metodologias mais adequadas para um melhor aprendizado dos alunos. Nesse
sentido, a presente pesquisa tem como objetivo revisar sistematicamente na literatura como a
Educação Financeira vem sendo abordada no Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa
de caráter qualitativa, caracterizada como Revisão Sistemática de Literatura realizada no
período de janeiro a fevereiro de 2022 no Portal de Periódicos da CAPES. Após o
refinamento, 33 estudos retornaram da busca, e 8 selecionados para fazer parte da pesquisa.
Para a análise dos dados foram criadas categorias com o intuito de analisar detalhadamente os
textos procurando responder questões relacionadas à importância, aos recursos e às
dificuldades encontradas ao se trabalhar esse assunto na escola. Com a análise evidenciou-se
que a Educação Financeira é necessária para assegurar um consumo consciente, ajudar na
tomada de decisão e, consequentemente, tornar os cidadãos mais críticos em relação a suas
escolhas, diferenciando o que é essencial do que é supérfluo. Observa-se uma variedade de
recursos que podem ser utilizados para facilitar a compreensão dos alunos sobre temas
relacionados à finanças. Percebe-se que as abordagens realizadas pelos autores reuniram
aspectos lúdicos e do cotidiano para trazer uma experiência mais favorável e significativa.
Entre as dificuldades recorrentes destacam-se a falta de preparação dos alunos que não
possuem o conhecimento matemático básico necessário para a aprendizagem de finanças,
como também da família e dos professores. Sendo assim, esse artigo pode contribuir para
docentes e pesquisadores que desejem compreender quais os métodos de ensino podem
favorecer a abordagem da Educação Financeira no Ensino Fundamental.
Descrição:
MORAIS, Zilnara Lopes de. Educação Financeira e sua abordagem no Ensino Fundamental: Uma revisão sistemática de literatura. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.