UEPB - Repositório Digital

Jogos e modelagem como estratégias didáticas para ensino de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental: uma abordagem teórica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bezerra, Thálya Millena
dc.date.accessioned 2022-04-29T12:44:16Z
dc.date.available 2022-04-29T12:44:16Z
dc.date.issued 2022-04-18
dc.identifier.other CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26662
dc.description BEZERRA, Thálya Millena. Jogos e Modelagem como estratégias didáticas para ensino de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental: uma abordagem teórica. 2022. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A Matemática é considerada, por alguns alunos, uma disciplina difícil e a ideia de que é necessário ter um dom para entendê-la intensifica ainda mais esse receio. O ensino focado apenas nas resoluções de cálculos, e a falta de uma boa estratégia didática do professor, podem ser alguns dos pontos que favorecem essa dificuldade. Faremos um levantamento bibliográfico para responder às seguintes questões: Quais estratégias de ensino-aprendizagem seriam viáveis aos conteúdos estudados? Quais teriam relevância social e educacional? E quais se adequariam melhor à realidade da escola? Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar sugestões de estratégias didáticas para o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental aos recém-graduados do curso de Licenciatura em Matemática. As estratégias escolhidas foram jogos e modelagem, pelo fato de serem bem aceitas na comunidade acadêmica, pedagógica e social, levando em consideração que são eficazes e estimulam ainda mais o prazer em aprender Matemática. Para alcançar o objetivo geral, dispomos de alguns objetivos específicos, são eles: Fazer um levantamento bibliográfico sobre a importância dos jogos e modelagem; identificar os conteúdos matemáticos considerados difíceis pelos alunos; propor estratégias para o ensino-aprendizagem dos conteúdos selecionados. Com o intuito de alcançar os objetivos que norteiam este trabalho, a metodologia usada nesta pesquisa foi bibliográfica, com uma abordagem qualitativa fundamentada nas contribuições de diversos autores a respeito dos jogos e da modelagem. Após um levantamento bibliográfico sobre os jogos e modelagem como sugestão de estratégia didática para as aulas de Matemática, concluímos que tais estratégias favorecem o ensino- aprendizagem da Matemática, visto que respondem às perguntas feitas inicialmente nessa pesquisa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Estratégias didáticas pt_BR
dc.subject Jogos didáticos pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title Jogos e modelagem como estratégias didáticas para ensino de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental: uma abordagem teórica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta