dc.description.abstract |
A Matemática é considerada, por alguns alunos, uma disciplina difícil e a ideia de que é necessário ter um dom para entendê-la intensifica ainda mais esse receio. O ensino focado apenas nas resoluções de cálculos, e a falta de uma boa estratégia didática do professor, podem ser alguns dos pontos que favorecem essa dificuldade. Faremos um levantamento bibliográfico para responder às seguintes questões: Quais estratégias de ensino-aprendizagem seriam viáveis aos conteúdos estudados? Quais teriam relevância social e educacional? E quais se adequariam melhor à realidade da escola? Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar sugestões de estratégias didáticas para o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental aos recém-graduados do curso de Licenciatura em Matemática. As estratégias escolhidas foram jogos e modelagem, pelo fato de serem bem aceitas na comunidade acadêmica, pedagógica e social, levando em consideração que são eficazes e estimulam ainda mais o prazer em aprender Matemática. Para alcançar o objetivo geral, dispomos de alguns objetivos específicos, são eles: Fazer um levantamento bibliográfico sobre a importância dos jogos e modelagem; identificar os conteúdos matemáticos considerados difíceis pelos alunos; propor estratégias para o ensino-aprendizagem dos conteúdos selecionados. Com o intuito de alcançar os objetivos que norteiam este trabalho, a metodologia usada nesta pesquisa foi bibliográfica, com uma abordagem qualitativa fundamentada nas contribuições de diversos autores a respeito dos jogos e da modelagem. Após um levantamento bibliográfico sobre os jogos e modelagem como sugestão de estratégia didática para as aulas de Matemática, concluímos que tais estratégias favorecem o ensino- aprendizagem da Matemática, visto que respondem às perguntas feitas inicialmente nessa pesquisa. |
pt_BR |