Resumo:
O presente trabalho tem o intuito de investigar e estabelecer relações entre as competências e habilidades presentes na BNCC, no ENEM e na nova proposta curricular da Paraíba no que diz respeito à Probabilidade e Estatística no contexto do ensino médio. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, foi utilizada a pesquisa bibliográfica para a obtenção das informações. A problematização partiu da preocupação com a formação dos alunos no que diz respeito ao de senvolvimento do conhecimento da Probabilidade e Estatística que são ofertados pela BNCC e a nova proposta curricular da Paraíba. Procuramos ainda identificar quais habilidades e com petências presentes na BNCC são necessárias para a resolução das questões de Probabilidade e
Estatística inseridas na prova do ENEM. O levantamento dos dados ocorreu por meio da leitura de artigos científicos, dissertações, documentos oficiais etc. Nos resultados e discussões traze mos algumas questões dos últimos cinco anos das provas do ENEM da área da Matemática e suas tecnologias delimitando-as a Probabilidade e Estatística. Os resultados alcançados a par tir da averiguação das questões selecionadas, apontaram que as habilidade e competências da BNCC estão intrinsecamente relacionadas com as competências e habilidade do ENEM e que o novo ensino médio no que diz respeito ao currículo, está moldado para a realidade da formação e avaliação dos alunos em relação à probabilidade e estatística, uma vez que a nova proposta curricular da Paraíba respeita a esquematização e as estratégias da BNCC.
Descrição:
SOARES, E. D. Probabilidade e Estatística à luz da BNCC com olhar na matriz curricular do novo ensino médio da Paraíba. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2022.