UEPB - Repositório Digital

Probabilidade e estatística à luz da BNCC com olhar na matriz curricular do novo ensino médio da Paraíba

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Soares, Elisson Dutra
dc.date.accessioned 2022-04-29T13:17:30Z
dc.date.available 2022-04-29T13:17:30Z
dc.date.issued 2022-04-05
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26664
dc.description SOARES, E. D. Probabilidade e Estatística à luz da BNCC com olhar na matriz curricular do novo ensino médio da Paraíba. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem o intuito de investigar e estabelecer relações entre as competências e habilidades presentes na BNCC, no ENEM e na nova proposta curricular da Paraíba no que diz respeito à Probabilidade e Estatística no contexto do ensino médio. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, foi utilizada a pesquisa bibliográfica para a obtenção das informações. A problematização partiu da preocupação com a formação dos alunos no que diz respeito ao de senvolvimento do conhecimento da Probabilidade e Estatística que são ofertados pela BNCC e a nova proposta curricular da Paraíba. Procuramos ainda identificar quais habilidades e com petências presentes na BNCC são necessárias para a resolução das questões de Probabilidade e Estatística inseridas na prova do ENEM. O levantamento dos dados ocorreu por meio da leitura de artigos científicos, dissertações, documentos oficiais etc. Nos resultados e discussões traze mos algumas questões dos últimos cinco anos das provas do ENEM da área da Matemática e suas tecnologias delimitando-as a Probabilidade e Estatística. Os resultados alcançados a par tir da averiguação das questões selecionadas, apontaram que as habilidade e competências da BNCC estão intrinsecamente relacionadas com as competências e habilidade do ENEM e que o novo ensino médio no que diz respeito ao currículo, está moldado para a realidade da formação e avaliação dos alunos em relação à probabilidade e estatística, uma vez que a nova proposta curricular da Paraíba respeita a esquematização e as estratégias da BNCC. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Wenia Valdevino Felix de Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Probabilidade pt_BR
dc.subject Estatística pt_BR
dc.subject Novo ensino médio pt_BR
dc.title Probabilidade e estatística à luz da BNCC com olhar na matriz curricular do novo ensino médio da Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta