Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo identificar quais foram as maiores dificuldades relatadas pelos docentes de Matemática da Educação Básica, durante o período da pandemia. Realizamos uma ponte entre os dados coletados com a amostra da pesquisa e os dados encontrados nas plataformas de pesquisa acadêmica online. Se trata de uma pesquisa com abordagem quantitativa e predominantemente qualitativa de caráter investigativo. A população do estudo compreende professores de Matemática de escolas municipais e estaduais do município de Campina Grande, que está localizada na mesorregião do Agreste Paraibano. A amostra foi composta por 17 professores de Matemática da rede municipal e estadual de ensino da cidade de Campina Grande, que estão em pleno exercício de suas funções. O instrumento de coleta de dados foi um questionário desenvolvido pelo autor, com questões objetivas e descritivas. Os dados qualitativos passaram por uma técnica de análise que corresponde as respostas de perguntas abertas e na categorização através de uma análise de conteúdo e de semântica. O tratamento estatístico e a análise dos dados quantitativos foram feitos no software Microsoft Excel TM 2013, tabulados e processados em fórmulas específicas desenvolvida pelo Instituto DataVox – Pesquisas de Opinião Pública e Estatísticas Ltda. Os resultados apontaram uma redução de 56% na participação discente nas aulas de Matemática, 15 professores responderam que os alunos apresentaram conduta pouco participativa nas aulas remotas e como maiores dificuldades que levaram a isso, problemas de ordem socioeconômicas, como por exemplo, a ausência de equipamento adequado e de conexão à internet por parte dos discentes.
Descrição:
FERREIRA, Bruno Agra. As dificuldades no ensino de matemática durante o período da pandemia. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.